Habituada a receber um mar de gente nas "sextas-feiras 13", desta vez foi a neve que atraiu centenas a Montalegre.
Corpo do artigo
"É uma dádiva da natureza para nós e a economia local agradece", garante o presidente da Câmara, Orlando Alves. O primeiro nevão da época atraiu muitos curiosos à região do Barroso.
Mal o pai parou o carro, Margarida, de 13 anos, saiu a correr em direção à neve. "É tão branquinha e gelada", gritou para os pais e as irmãs, que foram de Guimarães "de propósito" para ver a paisagem pintada de branco. "Soubemos que tinha nevado e decidimos passar um fim de semana diferente", afirmou a mãe, Carina Freitas, que aproveitou para comprar "alheiras e enchidos".
A romaria começou logo na sexta-feira e, apesar de a chuva ter derretido alguma neve, a paisagem manteve-se gelada. A neve atraiu também muitos espanhóis, como Maria Gonzales, de Ourense, que fez questão de provar a gastronomia local. "Comemos cozido barrosão. É delicioso", assegurou.
Também a família de José Faria, de Vizela, juntou o útil ao agradável. "Tiramos umas fotografias, brincamos na neve e almoçamos. Aqui come-se muito bem", sublinhou.
Anabela Madeira é proprietária de um alojamento de turismo rural e teve "casa cheia". "O negócio melhora bastante com a neve. O restaurante encheu e os quartos foram todos ocupados", afirmou. Também Amélia Santos, proprietária de uma loja de artesanato, agradece a "ajuda" da neve. "Quem me dera que nevasse todos os fins de semana. Vem sempre muita gente e isso ajuda o negócio", sublinhou.