Rosa celebra 102 anos: "A máquina ainda está boa. Só estou muito presa das pernas"
Rosa Gonçalves ainda está muito lúcida, mas as pernas já não ajudam, pelo que passa muito tempo em casa.
Corpo do artigo
Rosa Gonçalves comemora, esta quarta-feira, 102 anos de vida, na companhia da família, em Brandim, aldeia do concelho de Montalegre. Devido ao falecimento recente de um familiar, a data vai ser celebrada de forma recatada e sem festa, mas a aniversariante dá “graças a Deus” por ter atingido tamanha longevidade, de todo “não esperada”.
Rosa está ainda muito lúcida, com discurso escorreito e coerente. “A máquina ainda está boa. Só estou muito presa das pernas. Às vezes tento pôr-me de pé, mas elas tremem muito e não ajudam”, lamenta. Esta incapacidade faz com que passe muito tempo dentro de casa de Filomena Afonso, filha que vive naquela aldeia. “Tive quatro. Morreram dois e ainda tenho dois”.
“Às vezes levam-me de carro a passear um pouco e o que gosto mais de ver é o renovo”, realça a aniversariante. O renovo são as novas culturas agrícolas. A agricultura foi, de resto, a sua vida, na produção de batata, milho, feijão e hortícolas. “Uma vida dura. Sem fome, mas difícil. E tínhamos saúde, coisa que agora vai faltando”, conclui.