<p>Vai hoje a enterrar no cemitério da Cruz Alta, em Lamego, o jovem que morreu na viagem de finalistas a Lloret de Mar (Espanha) ao cair de uma varanda. Os companheiros, alguns a receberem ainda apoio psicológico, prometem rosas brancas no último adeus.</p>
Corpo do artigo
Artur Pimentel, o rapaz de 17 anos que perdeu a vida faz hoje 10 dias, na estância turística de Lloret de Mar, vítima de traumatismo encefálico provocado pela queda de uma varanda do quarto andar do hotel em que estava hospedado, regressou, ontem, a Lamego. Irá ser sepultado hoje, pelas 15.30 horas, no cemitério da Cruz Alta.
O corpo do jovem chegou às 9 horas de ontem ao aeroporto de Lisboa. À sua espera estava apenas o pai, José Artur Pimentel, que acompanhou o filho no carro funerário que o transportou até à Igreja da Graça, em Lamego, onde era aguardado pela mãe e um grupo de familiares e amigos mais chegados. Ali permanece em câmara-ardente.
Os colegas que integraram a viagem de finalistas a Espanha reservam para hoje a homenagem que dizem ser devida ao companheiro, amigo e aluno brilhante do Colégio de Lamego.
"Está combinado que cada aluno, professor e funcionário, mais de 400 pessoas, leve consigo uma rosa branca para oferecer ao Artur. E vista uma peça de roupa branca para o acompanhar no funeral", anunciaram aos jornalistas Nuno Pinto e Alexis Costanze, dois colegas do 9.º ano daquele estabelecimento de ensino.
Durante a tarde de ontem, familiares, colegas, amigos e conhecidos do jovem e da sua família passaram pela igreja da Graça. Da boca de todos, sem excepção, saíam palavras de apreço pelo rapaz.
"Vivo perto do colégio e conhecia bem aquele menino. Muito educado e amigo do seu amigo. Lamego está de luto", testemunha Natércia Paulo.
"Estou consternado. Conhecia o jovem, mas conheço ainda melhor o pai, enfermeiro e bombeiro, de quem fui colega quando trabalhei com ambulâncias. Nem quero pensar no sofrimento deste homem", desabafa Paulo Moreira.
A meio da tarde, o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, foi à Igreja da Graça apresentar condolências à família. Na saída, garantiu todo o apoio das equipas de psicólogos aos alunos que viveram os momentos de dor em Lloret de Mar.
Centena e meia de jovens de três escolas de Lamego partiram para Espanha no dia 26 de Março. Ao meio da tarde do dia 31, quando estava sozinho no quarto do hotel Esmeralda, em Lloret de Mar, Artur Pimentel caiu da varanda. Sofreu traumatismo encefálico e morreu.
O resultado da autópsia apontará para uma queda acidental. Ontem regressou a Lamego.