“Verde Cool” começa, na segunda-feira, com 42 propostas diferentes, em Braga e Vila Verde. Volume de negócios pode chegar a um milhão de euros.
Corpo do artigo
A 10.ª edição do “Verde Cool”, iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Braga (AEB), arranca oficialmente na segunda-feira e, até 6 de outubro, vai apresentar 42 propostas diferentes, com a adesão de quatro dezenas de estabelecimentos comerciais da cidade de Braga e dois de Vila Verde. O conceito é simples: cada um dos aderentes preparou um menu, composto por um copo de vinho verde e um petisco, que tem o preço de quatro euros.
“Mais do que uma simples campanha de promoção do vinho verde, esta é uma celebração da nossa cultura, da nossa enogastronomia e, acima de tudo, da nossa capacidade de inovar e de dinamizar a economia local”, explicou o presidente da AEB, Daniel Vilaça, na apresentação oficial da iniciativa, que decorreu num espaço no centro da cidade de Braga.
A edição deste ano conta com uma seleção de 37 referências distintas de vinho verde e a expectativa da organização é que “sejam servidos cerca de 82 mil menus”. Segundo Daniel Vilaça, isso “implica o consumo de mais de 20 mil garrafas de vinho verde e um volume de negócios direto na ordem dos 328 mil euros”. “Se considerarmos o consumo adicional induzido nos estabelecimentos aderentes, o impacto económico triplica e ascende a cerca de um milhão de euros”, frisou o presidente da AEB.
Carimbos dão prémios
Daniel Vilaça sublinhou que este é um “evento de enorme sucesso”, que se realiza anualmente desde 2014 e que “nem a pandemia [de covid-19] parou”. “Além de promover os vinhos verdes, associa os melhores petiscos que se fazem na nossa região e permite atrair novos públicos para os estabelecimentos que se associam”, apontou o responsável.
Para os potenciais consumidores, a organização tem disponíveis roteiros, nos quais é possível garantir o carimbo dos espaços visitados depois de degustar o “Verde Cool”. Colecionando o mínimo de nove carimbos, os participantes podem dirigir-se à Associação Empresarial de Braga para trocar o roteiro por prémios, ficando igualmente habilitados para um sorteio que será realizado após o final da iniciativa.
Número
28 dias vai durar o “Verde Cool”. Os menus são estabelecidos por cada estabelecimento aderente, que define também o horário em que o roteiro pode ser degustado.