A Rua das Carmelitas, no Porto, agora pedonal, está novamente aberta ao público, após o fim das obras. Os trabalhos para nivelamento da rua à cota do passeio foram finalizados esta segunda-feira.
Corpo do artigo
Segundo a Câmara do Porto, as obras, que arrancaram em junho, tiveram um valor de adjudicação de cerca de 164 mil euros e visaram a melhoria das condições de circulação, de acessibilidade e de permanência na artéria. Apesar da cota ter sido uniformizada, os passeios diferenciam-se da via através de texturas distintas.
Foi também realizado um alargamento das caldeiras das árvores existentes, com o objetivo de aumentar a área permeável. A empreitada respeitou uma lógica sustentável, com máxima reutilização dos materiais e equipamentos pré-existentes.
Localizada numa área de grande afluência pedonal, por se situar no coração do Centro Histórico e numa importante zona comercial, a Rua das Carmelitas dá acesso a espaços emblemáticos da cidade, como a Livraria Lello e o Jardim das Oliveiras (antiga Praça de Lisboa). Muito próximo localizam-se a Torre dos Clérigos e a Reitoria da Universidade do Porto, entre outros pontos de interesse.