A Câmara Municipal do Porto aprovou, na reunião do Executivo desta segunda-feira de manhã, a criação na cidade da primeira sala de consumo assistido. Autarquia espera ter a primeira unidade na rua até ao final do ano.
Corpo do artigo
A proposta para a vulgarmente conhecida por "sala de chuto", local onde os toxicodependentes poderão consumir estupefaciente em condições seguras e de higiene, foi aprovada por maioria com abstenção do PSD.
Numa primeira fase, o serviço funcionará numa estrutura amovível, mas depois será prestado numa carrinha que percorrerá os locais mais problemáticos da cidade.
O apoio financeiro da Câmara do Porto a este projeto ascende aos 550 mil euros, sendo 400 mil euros alocados à implementação do projeto, que será coordenado pelo Ministério da Saúde, através da ARS [Administração Regional de Saúde] do Norte, e 150 mil euros para a aquisição da estrutura móvel e de uma viatura.