Aos azulejos de São Bento junta-se a requalificação da ala sul. Time Out Market Porto tem 11 espaços de restauração.
Corpo do artigo
Primeiro foi a cobertura e, depois, a ala sul que deu lugar ao Time Out Market Porto. Nos últimos quatro anos, a Estação de São Bento, no Porto, ficou com a face limpa, com intervenções que recebem elogios de todo o lado. "Para mim, é a estação mais bonita de Portugal", diz quem lá trabalha.
Duas vezes por mês, Maria Almeida ruma de Guimarães, com um grupo de amigos, até ao centro do Porto. É sempre da mesma forma, recorrendo ao comboio. E o destino nunca varia: a Estação de São Bento, um imóvel de interesse público, que impressiona sobretudo pelo seu painel de azulejos.
A Estação de São Bento é assim mais do que um ponto de partida e de chegada. É um dos locais mais visitados por turistas. "Está cada vez mais bonita", diz Maria Almeida, enquanto toma o pequeno-almoço, com os amigos, no mais recente espaço daquele edifício a ser alvo de uma intervenção: a ala sul.
Desde 3 de maio passado, que naquela ala, que estava quase ao abandono, funciona o Time Out Market Porto, um espaço requalificação através de um projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura, onde funcionam 11 restaurantes, um bar, uma sala de provas e uma loja.
Essa loja foi ocupada pela "Vida Portuguesa", que chegou a funcionar durante 11 anos perto dos Clérigos. "Ainda estamos no início. Pensávamos que o negócio corresse um pouco melhor. Mas não está mal. O único problema é a entrada, pouco visível por causa das obras do metro. Mas o espaço está muito bom. Sou fã de Souto Moura e tudo o que seja para revitalizar a cidade do Porto é bem-vindo. A "Vida Portuguesa" não podia ficar de fora", sublinha Francisca Alves Costa.
Na esplanada, junto à loja, uma funcionária do restaurante do chefe Rui Paula aproveita um momento de pausa no trabalho e aprecia o espaço que foi criado para se revitalizar a ala sul da Estação de São Bento. "Até venho cá nos momentos de lazer. É um espaço como não havia no Porto, moderno, cativante", considera Lígia Tão.
Falta continuar
Natural de Santarém mas residente no Porto há 12 anos, Lígia diz-se uma apaixonada pela Estação de São Bento. "Para mim, é a mais bonita do país", afirma, sem hesitações. "A estação está cada vez mais bela e este espaço está muito bom. Pena que seja difícil de perceber que existe, quando se está dentro da estação. Agora, convinha que a reabilitação continuasse nos edifícios ao lado. Não fica bonito estar aqui e ver prédios em ruínas", considera.
Pormenores
Arranjo do teto
Em finais de 2020, a Infraestruturas de Portugal avançou com uma intervenção, no valor de 440 mil euros, que visou o restauro do teto do átrio da Estação de São Bento, a substituição da cobertura sobre o átrio da estação, a colocação de passadiços no interior do teto e a criação de um sistema antipombos.
Manutenção do relógio
A intervenção contemplou ainda a modernização da iluminação, o tratamento de gessos, molduras e lisos. Na altura, a IP aproveitou as estruturas que tiveram de ser montadas para executar uma ação de manutenção e conservação do relógio do átrio.
Sem mais obras
Depois da revitalização da ala sul, para a instalação da Time Out, a IP não possui "nenhum projeto de intervenção ativo" para a Estação de São Bento, adiantou ao JN a empresa.