O Ministro da Educação, João Costa, inaugurou, esta sexta-feira, as obras de requalificação da Escola Secundária de Vinhais, que implicaram um investimento de quatro milhões de euros.
Corpo do artigo
Segundo João Costa "a avaliar por esta escola municípios não devem temer a descentralização de competência".
As obras começaram antes da pandemia de covid-19, e a sua conclusão atrasou-se devido a várias contingências. "Demorou algum tempo, primeiro devido à pandemia e depois devido à guerra, pois havia falta de materiais, mas a obra nunca parou e foi concluída", explicou o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes.
O Agrupamento de Escolas de Vinhais tem cerca de 450 alunos, e a intervenção foi realizada na escola sede, um edifício antigo que já não tinha condições suficientes para a atividade letiva, e que no inverno obrigava os alunos a levar agasalhos extra para as aulas por causa do frio. "Os alunos ficam com melhores condições, mas ainda há coisas a melhorar. Foi construído um pavilhão novo para o 1º Ciclo e há um espaço que agora pode ser aproveitado para criação condições a nível desportivo e de recreio. O essencial está feito e bem feito", acrescentou o autarca.