Trinta sem-abrigo e 150 voluntários vão pintar 3276 blocos de cimento que formam um muro que liga Santa Apolónia à zona do Braço de Prata, ao longo da Avenida Infante D. Henrique, em Lisboa.
Corpo do artigo
Os 3,8 quilómetros da estrutura cinzenta, projetada pelo arquiteto Troufa Real a propósito da Expo´98, nunca tinha sido intervencionada e vai ganhar várias cores em apenas um dia (15 de maio). Reabilitar um muro degradado e proporcionar atividades a sem-abrigo nas quais não se sintam discriminados são alguns dos objetivos da iniciativa.
Desde 1998, após a sua construção, que o muro, com um movimento ondulatório, "nunca foi limpo". "Acaba por passar despercebido por a sua manutenção estar descurada. Estava muito sujo, a sua reabilitação é importante", diz ao JN António Guimarães Ferreira, criador do evento performativo "Alfa Bravo". Já há "muito tempo" que o artista plástico, que costumava correr junto ao muro, vinha a reparar no seu estado de degradação, mas também em vários sem-abrigo.
"Quando nos deparamos com sem-abrigo que usam o muro como paredes de suas casas, é inevitável dirigirmo-nos a eles para intervirem. São dotados a uma invisibilidade opressiva e precisam de atividades que não estejam relacionadas com a sua condição, onde estejam numa situação de não discriminação. Acredito que este projeto pode contribuir para dar alguma visibilidade da situação e mostrar o que é possível fazermos em conjunto", explica o responsável, acrescentando que os sem-abrigo "vão ser remunerados" pela pintura.
Quem quiser participar voluntariamente pode inscrever-se no site do projeto "Alfa Bravo" até ao próximo 8 de maio. Na intervenção serão utilizadas as cores do Código Internacional de Navegação Marítima, como "bandeiras que os navios usam", às quais o artista juntou a cor verde.
O muro já começou a ser limpo esta semana pela SUMA, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e o projeto foi organizado pela State of the Arte (SOTA), com vários parceiros, como Câmara de Lisboa, DGArtes, Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa.