São quase dois meses a celebrar a Semana Santa da Feira, que a partir de quarta-feira vai ser palco de 34 iniciativas que aliam a religião à cultura. Até 27 de abril, haverá recriações históricas, concertos, gastronomia e as celebrações religiosas da época.
Corpo do artigo
As recriações históricas dos últimos dias da vida de Cristo estão entre os pontos altos da programação do certame, que decorrerá ao longo de 54 dias. As encenações serão protagonizadas por atores do Grupo Gólgota: a "Via Sacra" é representada a 18 de março, às 21.30 horas, entre o Largo do Tribunal e o Castelo, a "Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – na ‘cidade humana’" é a 13 de abril, às 15.30 horas, entre o Largo do Convento dos Lóios e a Igreja dos Passionistas, e a "Última Ceia, Getsémani e Sinédrio" está marcada para 16 de abril, às 21.30 horas, no Castelo e no exterior do Museu Convento dos Lóios.
Procissão e gastronomia
Outro ponto alto das celebrações da Semana Santa da Feira é a Procissão das Endoenças, que a organização destaca pela “antiguidade e pendor religioso” e que vai realizar-se na noite de Quinta-feira Santa, 17 de abril, depois da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, marcada para as 21.30 horas. O percurso da procissão será feito pelo centro histórico da cidade, entre a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz, e percurso inverso.
Estão ainda previstos concertos com diferentes sonoridades, uma exposição com iconografias de Cristo, e duas iniciativas direcionadas para os interessados em história e património religioso: “Peregrinar pelas Igrejas e Capelas da Cidade de Santa Maria da Feira”, no próximo dia 29, e a “Visita Noturna ao Património Religioso e Histórico”, a 12 de abril.
A gastronomia típica da Páscoa também surge em destaque no certame, com três “showcookings” sobre receitas da cozinha tradicional, que terão lugar na cozinha da biblioteca municipal de Santa Maria da Feira: no próximo dia 25, a sessão conduzida por Isabel Pinho será sobre como preparar cabrito assado, a 5 de abril haverá demonstração sobre regueifa doce, pelas mãos de Luciana Magalhães, e no dia 12 a 'cake designer' Telma Pedroso ensina a fazer ovos recheados.
O programa integra ainda todas as celebrações religiosas do período de Quaresma, Semana Santa e Páscoa, nas três igrejas de Santa Maria da Feira - Igreja Matriz, da Misericórdia e dos Passionistas. O Congresso Europeu da Rede de Celebrações de Semana Santa e Páscoa, que este ano se realiza em Portugal, vai ser apresentado durante a Semana Santa da Feira.