Famalicão vive a Semana Santa de 16 a 30 de março, com várias atividades. A primeira atividade, uma Caminhada pelo Património Religioso e Histórico do concelho acontece já amanhã, sábado.
Corpo do artigo
Organizada pela Confraria das Santa Chagas, a iniciativa envolve também o concurso de Doces Caseiros de Páscoa, na Praça D. Maria II, nos dias 23 e 24, sendo que haverá ainda workshops e um concerto da Banda de Famalicão, na igreja Matriz Nova.
No domingo de Ramos, as ruas da cidade enchem-se com o Cortejo Bíblico "Páscoa Hebraica" que decorre a partir das 15 horas e há ainda a Bênção e Procissão dos Ramos que sai da Praça 9 de Abril até à igreja Matriz Nova. Na noite do dia 22, decorre a Via Sacra Jovem e no dia 17 haverá uma Via Sacra ao vivo concretizada pelos utentes do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência de Touguinha.
A “Última Ceia” e a Procissão do Senhor da Cana Verde - "Senhor Ecce-Homo" realizam-se no dia 28 de março, e no dia 29 há a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Enterro do Senhor, no dia 29.
José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas, destaca o programa "singular e atrativo" da Semana Santa de Famalicão e destaca a aposta na "promoção dos eventos além fronteiras" do concelho.
"Durante o período da Semana Santa e da Páscoa, Famalicão é, sem dúvida, um ponto de passagem obrigatório no roteiro regional do turismo religioso” refere Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão destacando a "programação intensa, direcionada para a vivência comunitária, religiosa e cultural”.