Pedro Soares, Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, esteve ontem em Fermil, Celorico de Basto, para deixar uma mensagem de esperança quanto ao futuro do sector em Portugal.<br />
Corpo do artigo
Perante uma plateia especialmente interessada, composta na maioria por alunos do curso de Técnico de Produção Agrícola da Escola Profissional Agrária de Fermil, o deputado do Bloco de Esquerda considerou que “embora não tenha sido muito bem tratado pelos governantes” o mundo rural é um sector chave para Portugal.
Dirigindo-se aos presentes, Pedro Soares enalteceu o papel que este tipo de escolas profissionais pode desempenhar nesse caminho que o país precisa de trilhar rumo a uma maior dignificação do mundo rural. “Estas escolas estão a permitir que haja uma nova geração mais qualificada que as anteriores para entrar na agricultura com uma nova visão do mundo rural”, afirmou. Depois, o deputado bloquista foi “bombardeado” com questões que versaram os mais diversos temas relacionados com aquilo que leva estes alunos a frequentar um curso ligado à agricultura. Um desses assuntos foi a revisão da Política Agrícola Comum (PAC) mas aquele que mais atenção prendeu esteve directamente relacionado com os incêndios. “Investem centenas de milhões de euros no dispositivo de combate a incêndios e tem sido feito muito pouco na prevenção e na vigilância. Tudo o que se investir na vigilância poupa-se no dispositivo de combate”, defendeu Pedro Soares.
Neste particular, o líder da Comissão Parlamentar advogou a necessidade do governo criar um Banco Público de Terras uma vez que “um dos principais factores para a propagação dos fogos é o abandono da agricultura e das áreas florestais”. Nesta proposta a intenção “é aumentar a produção agrícola porque muita gente que quer trabalhar e não tem terra disponível” e os proprietários não perdem a posse das terras mas recebem os valores das rendas. Para retribuir a visita, Pedro Soares convidou os alunos de Fermil a visitarem a Assembleia da República em breve.