Um sismo de magnitude 3.9 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira na ilha do Faial, nos Açores, seis quilómetros a Leste da localidade da Ribeirinha, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Corpo do artigo
O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores às 7.23 horas (8.23 horas em Portugal continental).
Segundo fonte do comando dos Bombeiros Voluntários Faialenses, "muita gente" tem telefonado para o quartel, procurando saber mais pormenores sobre o evento e também se há relatos de estragos provocados pelo tremor de terra.
A mesma fonte adiantou à agência Lusa que uma equipa de bombeiros saiu entretanto do quartel para dar uma volta à ilha (65 quilómetros, 13 freguesias), para confirmar se há ou não alguma ocorrência digna de registo.
Apesar de não haver relatos de estragos, a população acordou sobressaltada e os comentários que mais se ouvem na rua é de que "foi puxado", "tremeu bem" ou "dei um pulo da cama!".
Na memória dos faialenses está ainda bem vivo o terramoto de 9 de Julho de 1998, que atingiu 5,9 na escala de Richter, com epicentro no mesmo local, mas que deixou um rasto de destruição em moradias, estradas e equipamentos públicos nas ilhas Faial, Pico e São Jorge, provocando a morte a 8 pessoas.
A escala de Richter mede a magnitude do sismo, enquanto a de Mercalli classifica a intensidade a partir dos seus efeitos em pessoas e estruturas na superfície da Terra.