<p>Um homem de 37 anos sobreviveu 19 horas no mar, após um naufrágio que deixou quatro pessoas desaparecidas, a oeste do Furadouro (Ovar). Força Aérea, Marinha e meios do porto de Aveiro participam nas buscas.</p>
Corpo do artigo
[HTML:googlemaps|barco.html|425|350]
"Estar 19 horas dentro de água, com a água fria, e estar tão bem, sem aparentar mazelas físicas, é muito raro", disse ao JN o capitão do Porto de Aveiro, Coelho Gil. O sobrevivente, um homem de 37 anos, esteve no mar, agarrado a uma bóia de salvamento durante 19 horas, desde as 9.30 horas de domingo (hora do naufrágio) até cerca das 4.30 horas de hoje, segunda-feira, altura em que foi recolhido por uma embarcação de pesca.
O salva-vidas do porto de Aveiro transportou o sobrevivente de volta à costa. O homem entrou pelo próprio pé na ambulância, ao chegar a terra firme, e foi transportado para o Hospital de Aveiro, onde se encontra livre de perigo.
Foi o sobrevivente, ao ser recolhido, que deu o alerta. Quatro pessoas estão desaparecidas na sequência do um naufrágio ocorrido, ontem, domingo, cerca das 9.30 horas, com a embarcação de recreio "Super Águia 2", a cerca de 10 milhas (18 km) a oeste do Furadouro (Ovar).
Segundo o comandante do porto de Aveiro, um "golpe de mar" terá estado na origem do naufrágio do barco, uma lancha de cabine, com cerca de seis metros de comprimento. O "vento forte" que se fazia sentir ontem também terá ajudado ao desastre, adiantou Coelho Gil.
Entre os quatro desaparecidos está o proprietário da embarcação, residente na região de Aveiro, dois familiares (pai e filho, de 48 e 21 anos) e um quarto homem que seguia na embarcação de seis metros que afundou pouco depois da entrada de água.
Os cinco pescadores dirigiam-se para o pesqueiro da Galega, um dos mais procurados na região de Aveiro.
As buscas de salvamento iniciaram-se cerca das 4.30 horas de hoje, com a embarcação salva-vidas de Aveiro e o patrulha Zaire a deslocarem-se para o local. Um helicóptero da Força Aérea iniciou as buscas ao início do dia de hoje, segunda-feira, e para o local está a dirigir-se a corveta Baptista de Andrade.