A empresa responsável pela travessia fluvial entre Barreiro e Lisboa admitiu, esta quinta-feira, o regresso à normalidade no serviço devido ao reforço da ligação entre as duas margens com o navio "Cesário Verde", que permitiu efetuar mais três carreiras.
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Nos últimos dois dias, por força da falta de navios e supressão de carreiras fluviais, os utentes aglomeraram-se no terminal do Barreiro. Na terça-feira, houve necessidade de intervenção policial para serenar ânimos e houve mesmo registo de passageiros magoados e danos na estrutura (porta partida). Na quarta-feira, a administração pediu à população que evitasse usar o serviço entre as oito e nove horas.
Esta quinta-feira, de acordo com a empresa, "os compassos de espera não se fizeram sentir, permitindo que os passageiros circulassem com normalidade no Terminal Fluvial do Barreiro, não tendo ocorrido quaisquer incidentes".
"A empresa continua a desenvolver todos os esforços possíveis para repor a operacionalidade da frota e a normalidade da ligação fluvial", refere a Soflusa em comunicado.
Ao JN, a Transtejo/Soflusa explica que a ligação fluvial Barreiro - Terreiro do Paço está, agora, a operar com cinco navios e aguarda, a todo o momento, que o navio "Damião de Góis" saia do estaleiro ou que o navio "Jorge de Sena" seja inspecionado pelos mergulhadores e certificado de novo.
"A operacionalidade de um destes navios permitirá retomar a atividade e minimizar o impacto da diminuição do número de carreiras junto dos nossos passageiros", garante a empresa.
Outros dois navios da frota Soflusa (total de oito navios) - "Fernando Namora" e "Gil Vicente" - serão submetidos a grandes intervenções. O primeiro entra em estaleiro no dia 19 de outubro e o processo do segundo encontra-se em fase de adjudicação.
O Ministério do Ambiente garantiu um reforço orçamental de dez milhões de euros para a manutenção das frotas, o que permitiu à Transtejo/Soflusa lançar os concursos públicos para a realização das grandes intervenções de manutenção na atual frota, as quais requerem, em média, 2 a 3 meses de trabalho de estaleiro. Foi já concluída este ano a docagem e reparação do navio "Miguel Torga", está concluída a docagem e reparação do navio "Damião de Góis" e no dia 19 de outubro entrará em estaleiro o navio "Fernando Namora".
A empresa que transportou no primeiro semestre de 2017 quatro milhões de passageiros entre Barreiro e Terreiro do Paço, mais cem mil que no mesmo período de 2016, confirma ainda que está em curso um estudo de viabilidade económico-financeira para a renovação da frota da Transtejo. Em todo o ano de 2016 foram transportados 7,7 milhões de passageiros nesta ligação fluvial.