Menina de 16 anos, de Vila Nova de Famalicão, tem de fazer tratamentos dispendiosos. Associações de Vila do Conde promovem um encontro de carros e motos solidário, neste domingo, para angariar donativos.
Corpo do artigo
Com 16 anos e vários problemas de saúde – entre eles uma malformação do cerebelo e a doença de Scheuermann, que causa deformações severas na coluna –, Soraia Aguiar precisa de ajuda para conseguir fazer tratamentos que custam mil euros por semana.
Para ajudar a família de Ribeirão, em Famalicão, a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) e o grupo Amigos de Macieira vão promover, neste domingo, uma ação solidária em Vairão, Vila do Conde, onde decorrerá, a partir das 9.30 horas, um encontro de carros e motos clássicos e pré-clássicos, no Largo de Santo Ovídio.
Pai da menina, Saúl Aguiar conta, ao JN, que a filha já foi submetida a três operações à coluna, devido à deformação sofrida, mas “o pós-operatório não correu bem”, e Soraia debate-se com infeções permanentes. A dispendiosa terapia com câmara hiperbárica, que faz numa clínica em Águeda, “ajuda no processo de cicatrização e no desenvolvimento”, cujo atraso foi diagnosticado aos três anos.
“Por semana, gastamos mil euros; é uma coisa surreal. Os gastos são uma coisa incalculável, mas temos de fazer o melhor possível, para ela ter um pouco de autonomia. O que nos tem ajudado são os eventos”, diz Saúl Aguiar, que conta também com o auxílio dos pais e dos sogros, uma vez que o ordenado que aufere – a mãe de Soraia teve de deixar de trabalhar para acompanhar a filha – é insuficiente para todas as despesas.
O evento tem entrada livre, e todos podem contribuir com o valor que entenderem. As receitas da barraquinha de comes e bebes revertem na totalidade a favor da menina. Haverá ainda pinturas faciais para crianças, vários jogos e sorteios. Os interessados em ajudar também podem contribuir com donativos para a conta solidária com o NIB 000700000054106115123.