Dos 62 idosos que estão no lar da Pesqueiramiga, em São João da Pesqueira, 58 testaram positivo e estão todos assintomáticos. Dezasseis funcionárias também testaram positivo, das 60 que fizeram teste. Ao todo são 74 os casos positivos no lar.
Corpo do artigo
A instituição só conseguiu perceber que havia casos de covid-19 ali dentro por causa dos testes que a Segurança Social promove mensalmente aos colaboradores. "Na sequência de um desses testes de rotina, uma funcionária testou positivo. Parámos logo tudo, isolámos os idosos e mandámos as funcionárias para casa", explicou o presidente da instituição, António Lima Costa.
"Está tudo a funcionar, temos recursos humanos suficientes para lidar com a situação, desde colaboradores, técnicos, o serviço de enfermagem e a médica da instituição", assegurou o presidente.
A Associação de Solidariedade Social tem outras valências de apoio à infância e à deficiência, mas "para já não há motivo para se fazerem os testes, dado que não há cruzamento de recursos", sustentou.
António Lima Costa entende que o maior pilar são as funcionárias, que "estão a ajudar e que têm prestado todo o apoio". "São de uma dedicação extrema e assinalável", enalteceu.