Projeto visa promover a inclusão e a diversidade cultural na cidade. Ensaios começam em setembro e estreia deve acontecer em dezembro.
Corpo do artigo
O Teatro Municipal de Vila Real está a preparar um espetáculo que vai envolver a comunidade de estrangeiros que vivem no concelho. Chama-se "Migrantes", já deu os primeiros passos com uma convocatória para perceber o interesse dos visados e pretende promover a inclusão.
O diretor do teatro, Rui Araújo, explicou ao JN que é um projeto que "procura, através da arte, mostrar um pouco da diversidade cultural que existe na cidade". No fundo, "mostrar um pouco da modernidade de Vila Real e a perspetiva do migrante que aqui vive".
Ainda "não há certeza" sobre o tipo de espetáculo que há de resultar deste projeto, pois será construído com os participantes "a partir das suas histórias de vida e da sua cultura de origem" com as quais queiram contribuir. O que já se sabe é que tudo vai ser "fundido numa peça multidisciplinar, que vai ter a componente musical, teatral e outras que possam surgir no processo de criação".
Vários continentes
Para já, "existe um conjunto alargado de inscritos" para o projeto. São de "vários continentes" e têm "diferentes experiências" na sua relação com as artes performativas. "Alguns sem nenhuma, outros com alguma experiência no teatro, na música e, até, na dança".
Rui Araújo nota que vai ser "um desafio compatibilizar todos os interesses e expectativas" de um grupo alargado, nomeadamente para o encenador e o diretor musical, que "vão ter de esforçar-se para conciliar todos os contributos que vão surgir". A encenação do espetáculo vai estar a cargo do ator e encenador Ángel Fragua e a direção musical será de Victor Hugo Ribeiro.
O Teatro Municipal de Vila Real já tem histórico deste tipo de projetos participativos com comunidades, mas nunca tinha avançado para um com migrantes. "A julgar pelo passado temos boas perspetivas", admite Rui Araújo, que acredita que "vai haver bastante sumo para sair alguma coisa interessante".
Interesse pelo outro
Está previsto que os ensaios comecem em setembro, que em novembro já possa haver algum trabalho de palco e a definição da narrativa, e que a estreia do espetáculo possa acontecer em dezembro. De qualquer modo, a data de estreia virá a ser definida "em função da disponibilidade e interesses dos participantes".
Além do espetáculo em si, o projeto "Migrantes" é mais uma forma de promover a inclusão dos estrangeiros que vivem em Vila Real na comunidade. "E talvez da forma mais interessante que existe, que é mostrar interesse pelo outro enquanto cidadão e pessoa que tem uma identidade, uma cultura e a possibilidade de contribuir com alguma coisa para a cultura contemporânea das cidades".
Paralelamente, vai ser desenvolvida uma exposição fotográfica do processo de criação e construção do projeto artístico e, se os participantes aceitarem o desafio, também sobre o seu quotidiano em Vila Real. "A ideia é fazer um pouco a contextualização das pessoas e da sua vida", realça o diretor do teatro.
Para a concretização do projeto foi feita uma articulação entre os serviços de cultura e ação social da Câmara de Vila Real e do Teatro Municipal e foram contactadas as organizações locais que estão ligadas às comunidades migrantes.