O mau tempo que se faz sentir nos Açores, devido à passagem da tempestade tropical "Nadine", obrigou a SATA Internacional a divergir dois voos, um para Lisboa e outro para Santa Maria, situação que está a afetar 288 passageiros.
Corpo do artigo
"O voo da SATA Internacional Toronto/Ponta Delgada, com 114 passageiros, divergiu para Lisboa, e o voo Lisboa/Ponta Delgada também divergiu para a ilha de Santa Maria, com 174 passageiros", afirmou José Gamboa, porta-voz da SATA, em declarações à Lusa, acrescentando que a realização daquelas ligações aguarda melhoria do tempo.
Quanto à SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, José Gamboa adiantou que "os voos Ponta Delgada/Horta, Ponta Delgada/Pico e a ligação Ponta Delgada/Terceira, que deviam ter saído esta manhã estão atrasadas", o que afeta um total de 114 passageiros.
José Gamboa acrescentou ainda que está também atrasada a ligação "Terceira/S.Jorge", a aguardar melhoria do estado do tempo.
O presidente da Proteção Civil dos Açores, Pedro Carvalho, adiantou à Lusa que "há apenas a registar até ao momento algumas quedas de árvores nas ilhas da Terceira e S. Miguel", situações que, entretanto, já foram resolvidas.
Pedro Carvalho voltou a deixar uma recomendação às populações para que proceda à guarda de todos os objetos soltos junto às edificações e espaços ao seu redor, à limpeza dos sistemas de drenagem, à consolidação dos telhados, das portas e das janelas, entre outros cuidados, aconselhando ainda os automobilistas a cuidados redobrados nas estradas.
Devido à passagem da tempestade tropical "Nadine" e, por precaução, as escolas das ilhas do Grupo Central dos Açores (Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge) vão estar encerradas, esta quinta-feira.
De acordo com Diamantino Henriques, delegado do Instituto de Meteorologia nos Açores, "o centro da tempestade está a passar por cima da ilha do Pico", mas "a maior parte do mau tempo estará a afetar nas próximas horas as ilhas da Terceira e Graciosa".
"Também S. Miguel e Santa Maria serão afetas pela chuva e vento forte, embora com menor intensidade", disse Diamantino Henriques, à Lusa, indicando que "a rajada máxima registada até ao momento foi na Terceira com uma intensidade de 90 quilómetros por hora".