Duas mulheres morreram, ontem, domingo, depois de uma caldeira ter explodido numa moradia em Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis. O acidente causou, também, ferimentos ligeiros nos maridos das vítimas (tia e sobrinha). A Judiciária está a investigar o caso. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
[videojn:1738995]
O casal Maria da Conceição e Joaquim Valente Oliveira tinha regressado em definitivo, na manhã de sábado, da Suíça, após longos anos de emigração. Preparava-se para gozar os recursos amealhados ao longo de anos de trabalho e o regresso ia ser festejado, ontem à noite, na casa, no número 63 da Rua de S. Sebastião Resende, em Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis, com familiares, entre os quais dois dos três filhos, também eles emigrantes.
Logo após o almoço, Maria da Conceição recebeu a visita da sua tia, Albertina Soares, residente em Pindelo, Oliveira de Azeméis, e do marido, José Jesus Pinto. O dia estava frio e a lareira, que dispunha de um sistema de caldeira para aquecimento, alimentado a lenha, estava acesa.
O convívio foi, porém, interrompido cerca das 15 horas. "Ouvi um estrondo muito grande e vim ver o que se passava. Ouvi os dois homens a gritar muito, a dizerem que tinha acontecido uma tragédia muito grande", relatou, ao JN, Celeste Soares, vizinha do casal.
Celeste foi a casa de Maria da Conceição e de Joaquim e encontrou "um cenário de destruição e morte". "A cozinha estava toda rebentada. Vi uma das senhoras, ainda sentada numa cadeira, com muito sangue e a outra, deitada no chão, já sem se mexer", recordou.
Também o presidente da Junta de Nogueira do Cravo, Manuel Rebelo, que é proprietário de uma churrasqueira situada a poucos metros da casa, comentou o acontecimento. "Foi uma tragédia grande.Trabalharam tanto para um fim destes", lamentou. Não puderam salvá-las.
Os bombeiros de Fajões, Oliveira de Azeméis, e a equipa do INEM, que teve um helicóptero a sobrevoar o local, não conseguiram salvar a tia e sobrinha. Os corpos de Conceição e de Maria Albertina foram transportados para o gabinete do Instituto de Medicinal Legal no Hospital de S. Sebastião, na Feira, a mesma unidade para onde foram levados os maridos das vítimas que receberam os cuidados médicos,sobretudo psicológicos, tendo alta ao final da tarde.
O comandante dos Bombeiros de Fajões, Manuel Abreu, diz que as causas do rebentamento serão apuradas pela Polícia Judiciária. "Houve uma explosão na parte da frente da caldeira que terá que ser investigado", disse.
Em Pindelo recordava-se que a família de Albertina e José tinha já sido marcada pela tragédia. No início deste ano morreu atropelada uma neta do casal, a poucas centenas de metros do local onde ontem aconteceu a tragédia. Tinha seis anos.