Casal de namorados de 17 anos ganhou concurso e foi selecionado entre dezenas. Evento começa esta sexta-feira e acaba este domingo.
Corpo do artigo
É esta sexta-feira que Tó Faneca e Camila Vieira, ambos de 17 anos, passam de estudantes a reis, ainda que só por um dia, na Feira Medieval de Torre de Moncorvo que decorre até domingo. O casal de namorados, alunos do Agrupamento de Escolas do Dr. Ramiro Salgado, venceu o concurso "Reis por um dia", lançado pelo município.
Foram escolhidos entre dezenas de candidatos e agora e vão encarnar os papéis de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel, esta sexta-feira, primeiro dia do evento que atrai milhares de forasteiros a Torre de Moncorvo.
"Não fiquei surpreendido por ganhar. Ao participar no concurso foi com o intuito de vencer. Só que o mais importante é participar e colaborar com a escola", contou Tó (diminuitivo de António), sendo conhecido por ser um aluno aplicado e membro orgulhoso da comunidade cigana do Carvalhal, aldeia do concelho.
Para serem reis, os alunos tiveram que se candidatar ao concurso e recuar até à Idade Média, vestindo-se de D. Dinis e D. Isabel para uma sessão fotográfica. As imagens foram publicadas no Instagram, e posteriormente, selecionadas por um júri constituído por três membros do Agrupamento de Escolas.
Mais especial
Por sorte a namorada Camila Vieira também foi selecionada. "Como vamos os dois, é mais especial", confessou Tó que, mal teve conhecimento do concurso, decidiu arriscar. "Sem tentar não podia ganhar", sublinhou Tó.
Ambos estão orgulhosos por serem reis por um dia, por poderem vestir os bonitos trajes e pela enorme projeção que vão ter. "É uma oportunidade de viver a feira de uma maneira diferente, como participantes ativos, e de nos mostrarmos à população", acrescentou Tó, sublinhando que também se demonstra que "não há discriminação, nem as questões étnicas têm importância nenhuma".
Quem anda exultante com a experiência é a Camila Vieira, tanto mais que considera a Rainha Santa Isabel "uma das figuras mais importantes da história nacional". Ainda assim, ficou surpreendida por ter vencido o concurso. "Não sabia se ganhava, mas tinha hipóteses", sublinhou.
A Feira Medieval tem como tema as "Trovas de D" El Rei D. Dinis na Terra do Ferro" e haverá recriações históricas, bem como dezenas de barraquinhas e venda de produtos tradicionais. Amanhã e domingo, os visitantes podem ainda participar um acampamento de vivências militares, onde se pode experienciar técnicas de combate.