Em causa está dívida de 250 mil euros da concessionária a firma de areias.
Corpo do artigo
O arresto dos bens das minas de Torre de Moncorvo, concessionadas à Aethel Mining Limited, devido a uma dívida de cerca de 250 mil euros à Nordareias - Areias e Britas do Nordeste começou ontem.
O arresto foi decretado pelo tribunal, depois daquela empresa, com sede em Torre de Moncorvo, ter avançado com uma injunção para a via judicial devido a pagamentos em atraso, relativos aos meses de março, abril e maio.
"Para nós este valor significa um grande problema de tesouraria, porque já entregamos o IVA ao Estado e ainda não conseguimos receber", explicou Marina Pinto, porta-voz da Nordareias, dando conta que foram arrestadas máquinas que se encontravam na área das minas na localidade de Carvalhal, na União das Freguesias de Felgar e Souto da Velha.
Implicada não comenta
Marina Pinto disse "há mais três ou quatro empresas que têm injunções contra a Aethel Mining devido a pagamentos em atraso".
Desde março de 2020 que decorriam trabalhos de remoção do agregado de ferro de alta densidade no cabeço da Mua, naquela União de Freguesias que, entretanto, terão parado temporariamente. "Há cerca de quatro meses que não há atividade nas minas", garantiu Marina Pinto.
As minas estiveram encerradas 38 anos, mas há mais de três anos que a Aethel Mining Limited, conseguiu a concessão da exploração até 2070. Fonte oficial da Aethel Mining explicou que "continuam com a operação comercial" nas minas, escusando-se a fazer mais comentários.