A iniciativa da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães decorre durante este fim de semana e pretende levar locais e forasteiros a usufruírem do principal monumento do concelho.
Corpo do artigo
Começa esta sexta-feira e acaba domingo o Torneio Medieval de Ansiães. Engloba lutas apeadas reais entre equipas portuguesas e espanholas.
A vice-presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, Adalgisa Barata, nota que “é um torneio que não é encenado”. Ou seja, “há mesmo luta real no concelho, prática que não é muito habitual no país”, acrescenta a autarca.
O torneio envolve os lutadores em modalidades como Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5x5. Todos os combatentes apresentam armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real.
Adalgisa Barata salienta que a câmara pretende “atrair turistas” ao concelho, enquanto se leva a comunidade local e os visitantes a usufruírem da Vila Amuralhada de Ansiães, também conhecida como Castelo de Ansiães, onde se realiza o torneio que é organizado pela autarquia em parceria com a equipa Portvcale Combate Medieval.
Quem quiser aprender, ou simplesmente experimentar, pode frequentar os workshops ou ter aulas de esgrima e tiro ao alvo.
Na zona histórica da vila de Carrazeda, na zona da Fonte das Sereias, vai funcionar em permanência um mercado medieval com diversas oficinas pedagógicas, tasquinhas, artesãos e mercadores.
Esta sexta-feira à tarde há um cortejo pelas ruas da Vila, em que participa a comunidade do Agrupamento de Escolas de Carrazeda.
A animação vai estar a cargo de D’Way, Valquírias, Manta D’ourelos e Sons da Serra. Os concertos musicais ficam a cargo do grupo Pé na Terra, na noite de 31 de maio, e do grupo Albaluna, na noite de 1 de junho. Há ainda espetáculo de fogo
com os Iluminatis e mais folia com o DJ Gaiteirinho e Rádio Sonoplasmática pela noite dentro.
No Castelo de Ansiães, a companhia de teatro Filandorra garante uma viagem histórica que transporta o visitante à época medieval e à história do monumento nacional.