Já são 500 os atletas inscritos para o trail "Lap50 Rotary Famalicão", organizado pelo Rotary Club de Famalicão, que comemora 50 anos e vai ligar Famalicão a Guimarães.
Corpo do artigo
A prova realiza-se no próximo dia 21, com várias distâncias disponíveis: 50, 22 e 12 quilómetros e ainda uma caminhada. A partida e chegada será no Parque da Devesa.
O trail possui uma vertente solidária, que consiste na compra de equipamentos para o Instituto S. José, em Oliveira de S. Mateus.
Segundo Emanuel Moreira, do Rotary Club de Famalicão, a "Lap50 Rotary Famalicão" está orçada em cerca de 12 mil euros, sendo que, para a compra dos equipamentos destinados à instituição, estarão disponíveis cerca de quatro mil euros.
Além da vertente solidária, o responsável destaca o envolvimento da comunidade, a promoção da saúde e o retorno direto e indireto para a economia do concelho como objetivos alcançados com o evento que espera seja apenas o primeiro.
Para já estão inscritos 500 atletas mas Emanuel espera que até ao próximo domingo, altura em que terminam as inscrições, possam ser atingidas as mil inscrições.
"A logística é enorme", adiantou a organização, que junta o Rotary a outras instituições desportivas, explicando que estão envolvidos mais de uma centena de voluntários. "O mais difícil foi ter de falar com muita gente, proprietários dos locais por onde o percurso passa", acrescentou.
A esta organização junta-se a Câmara de Famalicão, que, além do apoio logístico e institucional, vai atribuir um apoio monetário de 1500 euros.
Pedro Oliveira, vereador do Desporto da Câmara de Famalicão, destacou a importância do evento para a "promoção do território" e sublinhou a sua vertente solidária e a "dimensão" que foi conseguida.
.