<p>Os 30 novos veículos do metro do Porto começam amanhã, sexta-feira, a circular na Linha Vermelha (entre o Porto e a Póvoa de Varzim), para já apenas nos serviços expresso. A partir de 1 de Fevereiro, também as viagens de serviço regular serão feitas pelos tram-trains. </p>
Corpo do artigo
Já deviam estar a estar a circular com passageiros desde Outubro, conforme foi anunciado. Mas a necessidade de vários ensaios, formação dos agentes de condução e "ajustes no sistema de sinalização" fez com que, segundo o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Ricardo Fonseca, só amanhã seja possível adicionar os 30 tram-train aos 72 eurotram já em circulação, o que dará mais 23 mil lugares, dos quais nove mil sentados.
Os 30 novos tram-trains começam a transportar passageiros às 6 horas, mas, por enquanto, apenas vão fazer o serviço expresso de ligação do Porto à Póvoa do Varzim. "A partir de 1 de Fevereiro, também as viagens de serviço regular desta linha serão operadas por tram-train", garante a Metro do Porto, em comunicado.
Segundo ainda a empresa, a entrada em circulação dos novos veículos não implica qualquer alteração nos preços dos títulos de viagens nem nos horários, isto apesar dos tram-trains virem "elevar significativamente os níveis de conforto" e reduzirem em dez minutos uma viagem que actualmente demora 46.
A entrada em funcionamento dos tram-trains será acompanhada pelo secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, que amanhã viajará entre a Trindade e Mindelo.