Transformação da antiga Garagem Justino em centro de artes arranca no primeiro trimestre
Arranca no primeiro trimestre deste ano a obra de transformação da antiga Garagem Justino em Oficina das Artes, no centro de Oliveira de Azeméis.
Corpo do artigo
A empreitada, que representa um investimento a rondar os dois milhões de euros, estará pronto no prazo de um ano, indica a Câmara, sublinhando que será “uma nova centralidade cultural que vai nascer, em pleno coração da cidade”.
“Este equipamento integrará o futuro Quarteirão das Artes, uma referência cultural multidisciplinar no concelho e na região, que incluirá também outras ofertas culturais como o TeMA - Teatro Municipal, o Museu Regional e a Academia de Música de Oliveira de Azeméis”, acrescenta o município.
Para o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, a Oficina das Artes vai trazer uma nova “ambição cultural para a cidade e o concelho” . “Vamos respeitar a identidade do edifício ligando a sua história a dinâmicas culturais inovadoras que, transformarão o nosso território, numa referência cultural desta vasta região”, assinalou, também, o autarca.
Em causa está a reabilitação de um edifício de três andares e cerca de três mil metros quadrados de área. Originalmente inaugurado em 1949, o imóvel de duas frentes foi adquirido pela autarquia em 2019, por 550 mil euros.
Concurso
O concurso público lançado pela Câmara de Oliveira de Azeméis para a requalificação da antiga Garagem Justino e consequente transformação em Oficina das Artes foi publicado em Diário da República a 21 de junho passado, com um preço de 1,9 milhões de euros (sem IVA).
Abandono
A reabilitação visa eliminar os vestígios de abandono a que o imóvel esteve votado nos últimos anos, embora os anteriores proprietários cedesse pontualmente o espaço para a realização de exposições e de pequenos eventos, promovidos por entidade locais.