
Faz esta sexta-feira um mês que Pedro Duarte tomou posse como presidente da Câmara do Porto, sucedendo ao independente Rui Moreira.
Foto: Estela Silva/Lusa
O presidente da Câmara do Porto já reuniu com a Empresa Metropolitana de Transportes para encontrar uma solução tecnológica que permita avançar com a gratuitidade dos transportes públicos para os moradores do Porto. A medida "bandeira" da campanha eleitoral de Pedro Duarte está, assim, em andamento um mês após a tomada de posse e o autarca acredita que poderá ser concretizada ainda durante 2026.
Um mês após ter tomado posse, o presidente da Câmara do Porto já deu andamento ao processo tecnológico que vai permitir a gratuitidade dos transportes públicos para todos os portuenses. Prevê-se que a medida seja concretizada em 2027 mas Pedro Duarte tem a expetativa de que isso possa acontecer ainda "durante 2026". Não foi um mês de lançamento de grandes projetos mas de resolução de problemas "emergentes", desde logo ao nível da segurança e da mobilidade. A oposição diz que ainda é cedo para se fazer "um julgamento sobre a atividade municipal" mas admite que há temas que suscitam preocupação.
