Três jovens, com idades entre os 17 e os 20 anos, foram salvos, da água do rio Cávado, em Prado, Vila Verde, quando estavam prestes a ser levados pela corrente. Foi um funcionário do Clube Náutico de Prado que os salvou.
Corpo do artigo
Armindo Costa Vieira, de 18 anos e natural de Gualtar, Braga foi o primeiro a lançar-se à água, junto à praia do Faial, numa zona onde existem umas cordas que permitem saltos "à Tarzan", denominado "Casa da Árvore". Como estava em dificuldades, Mauro Dias Serras, 17 anos, de Braga, lançou-se à água mas, apesar de saber nadar, ficou sem mobilidade. Foi então que saltou um terceiro elemento do grupo, Luís Rodrigues, de 20 anos, também residente em Braga, para tentar acudir aos amigos.
"Fui alertado por pessoas que estavam aqui na praia. Avistaram, na outra margem, três jovens em dificuldade. Meti-me no barco a motor que temos aqui no clube e fui lá resgatá-los", contou Óscar Brito, de 45 anos, funcionário do Clube Náutico de Prado, instituição onde foi formado o "medalhado" Emanuel Silva.
Armindo Vieira era o ferido que inspirava maiores cuidados. Foi transportado pelos Voluntários de Vila Verde ao hospital, com hipotermia e por se apresentar pouco reativo. No local estiveram elementos dos bombeiros Voluntários de Vila Verde e Braga, Sapadores de Braga, INEM e VMER.