Três jovens com cerca de 15 anos e dois adultos foram, esta quinta-feira à tarde, resgatados do mar na Póvoa de Varzim. Nos dois casos, valeu a intervenção dos nadadores-salvadores que, no âmbito do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB), patrulham o ano inteiro as praias da vizinha Vila do Conde.
Corpo do artigo
O primeiro alerta foi para três jovens em dificuldades na praia do Enseada, junto ao molhe norte da Póvoa de Varzim. O alerta foi dado por populares para o número de emergência da Associação de Nadadores-Salvadores “Os Golfinhos” às 15.26 horas.
A associação mobilizou para o local a viatura e os elementos do SAAB de Vila do Conde, bem como a viatura do projeto "seawatch", que, até domingo, ainda continua a patrulhar as praias dos dois concelhos. Da estação salva-vidas da Póvoa de Varzim saíram ainda duas motas de água e o piquete da Polícia Marítima. As operações foram coordenadas no terreno pela comandante da Polícia Marítima, Mónica Martins.
Os três jovens, com cerca de 15 anos, tinham ido ao mar. A forte ondulação acabou por os arrastar e já não conseguiram regressar a terra sozinhos. Os nadadores-salvadores acabaram por resgatar, com a ajuda dos populares, uma rapariga e um rapaz. A outra jovem foi retirada da água pelos elementos da mota de água.
As duas raparigas foram transportadas para o hospital pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa. O rapaz, também menor de idade, foi apenas assistido no local.
Poucos minutos depois, às 15.38 horas, “Os Golfinhos” receberam um novo alerta, desta vez para a praia do Esteiro, em Aver-o-Mar. Dois homens, de nacionalidade francesa, estavam em aflição no mar. Acabaram por ser ajudados, primeiro, por populares, depois pelos nadadores-salvadores do SAAB e do projeto “Seawatch”
Um dos homens fugiu do local antes da chegada dos meios de socorro, o outro foi evacuado para o hospital pela ambulância da Cruz Vermelha de Macieira de Rates. No local esteve ainda a Polícia Marítima.