A região a Oeste da Ilha do Faial, nos Açores, foi abalada desde terça-feira por 30 sismos, mas apenas três foram sentidos pela população.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Instituto de Meteorologia informou que "desde as 13.22 horas (hora local) do dia 11/05/2010 (terça-feira) tem sido detectado, na Rede Sísmica dos Açores, um aumento de actividade sísmica na região a Oeste da Ilha do Faial".
Na terça-feira, um sismo teve magnitude de 4 na escala de Richter e o seu epicentro localizou-se cerca de 40 quilómetros a noroeste do Capelo, Faial. O abalo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na Horta e com intensidade III (escala Mercalli) em Flamengos, Conceição, Feteira e Salão.
Quinta-feira foram sentidos outros dois sismos, cujo epicentro se localizou cerca de 25 km a Oeste-Noroeste do Capelo (Faial), um às 23.52 horas, com uma magnitude 3.6 (Richter) e outro no minuto seguinte com uma magnitude de 3.5.
Ambos os sismos foram sentidos com uma intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na Ilha do Faial e não provocaram danos pessoais ou materiais.
Desde terça-feira que a Delegação Regional dos Açores do Instituto de Meteorologia registou 30 abalos - dois nesse mesmo dia, oito na quarta-feira, 15 na quinta-feira e cinco durante a madrugada de hoje, sexta-feira.
"Estes picos de actividade sísmica são relativamente frequentes aqui nos Açores. É uma situação normal devido à estruturo geotectónica da região, principalmente na zona a oeste do Faial", explicou fonte da Delegação Regional dos Açores do Instituto de Meteorologia.