A Câmara do Porto atribuiu licenças às empresas Bird, Circ e Hive para a disponibilização de trotinetas e ficou estabelecido o próximo mês de março para o início da circulação destes meios de transporte na cidade.
Corpo do artigo
Titulada pelo respetivo alvará, cada licença contempla um número máximo de 700 veículos, com a possibilidade de ampliação para 900.
10900437
Em causa, na hasta pública realizada na Autarquia, esteve o aluguer de trotinetas e de bicicletas para pequenas deslocações dentro da cidade, cujas respetivas licenças foram atribuídas aos operadores Bird, Circ e Hive, todos eles já com experiência em cidades portuguesas.
11093384
Cada licença corresponde ao valor base de licitação de 20 mil euros e tem a duração de cinco anos, estimando-se que estes modos suaves de transporte entrem em funcionamento no Porto já a partir do mês de março, "o que representa mais um importante passo na estratégia de promoção de meios de transporte não poluentes e na melhoria da mobilidade", diz a Câmara.
A localização de pontos de partilha é definida pelo Município do Porto e será disponibilizada e permanentemente atualizada no site institucional da Câmara, onde podem ser consultados o mapa interativo e as informações associadas.
De recordar que estes serviços estão sujeitos a um regulamento que foi aprovado pela Assembleia Municipal na sequência das propostas do Executivo camarário em outubro de 2019.