Um túnel e duas novas rotundas deverão fazer parte da requalificação urbana, a iniciar-se em 2024, na zona da Cruz e acesso à autoestrada (A1), em Santa Maria da Feira. A obra, que deverá custar 12 milhões de euros, pretende resolver os constrangimentos no trânsito automóvel e pedonal criados pela Estrada Nacional (EN223) que, naquele local, divide a cidade a meio.
Corpo do artigo
Há cerca de três décadas que é reclamada uma intervenção nas vias de acesso na Cruz, imediações da saída da A1 e Passionistas, local que, nos últimos anos, regista um considerável desenvolvimento urbano.
As reivindicações da população aumentaram depois de a Câmara Municipal ter decidido fechar ao trânsito automóvel o pequeno túnel junto aos Passionistas, que permitia uma ligação mais rápida ao centro da cidade, mas que a autarquia não considerava ser segura e eficaz.
O primeiro passo para a desejada requalificação vai ser dado, em breve, com o acordo de colaboração a celebrar entre a Infraestruturas de Portugal, S.A. e o município de Santa Maria da Feira com vista, nesta primeira fase, à realização do projeto de execução.
A Câmara disponibilizou-se a financiar o projeto de execução, com um custo estimado de 500 mil euros, assim como um total de três milhões de euros para a concretização da obra, que deverá ser alvo de candidatura a fundos comunitários.
Ao JN, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, esclarece que a intervenção deverá contemplar "um túnel desde o acesso da autoestrada até ao corte [da EN223] para o hospital" e "ligar os dois lados da cidade com uma rotunda junto ao Hotel Nova Cruz e, eventualmente, uma segunda rotunda junto ao monumento do Feirense".
Contudo, os pormenores deverão ser apresentados pelos projetistas que vão preparar o estudo.
O autarca lembra que se trata de uma "obra cara" e cujo projeto de execução poderá estar pronto dentro de "um ano a um ano e meio". "O meu objetivo é ter o projeto pronto para fazer a candidatura ao novo quadro comunitário e poder iniciar a obra, talvez, em 2024".
Emídio Sousa anuncia que quer aproveitar esta oportunidade para concretizar também o projeto do novo centro de transportes. "Vamos tentar desenvolver em simultâneo o centro de transportes, num projeto integrado para esta zona, situado perto dos Passionistas", esclareceu ainda o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.