A Avenida Dom Afonso Henriques, um dos principais eixos viários de Matosinhos, vai ter obras de requalificação. O projeto inclui a mudança de todas as infraestruturas subterrâneas de águas pluviais, o alargamento dos passeios, com introdução de uma ciclovia, e a reorganização do estacionamento, entre outros trabalhos.
Corpo do artigo
O investimento ascende a cerca de cinco milhões de euros, apontou, ao JN, a presidente da Câmara de Matosinhos. Luísa Salgueiro estimou, ainda, que a empreitada possa avançar no terreno em finais de 2025 ou inícios de 2026, sendo que o prazo de execução deverá ser de aproximadamente um ano. Para a concretização da obra será lançada uma candidatura a fundos europeus do Portugal 2030, sendo depois preciso lançar o concurso para a execução dos trabalhos.
“Será uma obra de fundo de reabilitação”, sintetiza Luísa Salgueiro, vincando que toda a estrutura subterrânea de águas pluviais vai ser substituída, aproveitando-se para avançar com uma empreitada “mais ambiciosa” de modo a tornar a avenida mais aprazível, garantindo mais espaço para os peões. Nesse contexto, adiantou a autarca, a circulação do trânsito também deverá ser reformulada.