Um incêndio que deflagrou quinta-feira nas instalações da ex-Companhia Petroquímica do Barreiro causou ferimentos graves a um bombeiro, que foi transferido para o Hospital de São José, em Lisboa.
Corpo do artigo
"Durante as operações de combate ao incêndio registou-se um bombeiro ferido com gravidade, oportunamente assistido no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e transferido para o Hospital de S. José, em Lisboa", referem os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, em comunicado.
Uma bombeira foi também evacuada para o hospital Nossa Senhora do Rosário devido ao "esforço físico desenvolvido no teatro de operações", acrescenta-se no texto.
Para o incêndio foram mobilizados 13 bombeiros, apoiados por cinco viaturas.
Os bombeiros lembram a operação de trasfega, inertização e lavagem dos circuitos e armazenagem de óxido de propileno realizada nas instalações da ex-Companhia Petroquímica do Barreiro, em maio de 2010, mas salientam que continuam a existir outros produtos perigosos no local.
"A eliminação deste produto altamente perigoso [propileno] permitiu mitigar o risco decorrente do abandono das instalações, mas a situação não se pode considerar resolvida, uma vez que existem em armazém outros produtos igualmente perigosos que constituem preocupação", conclui-se no comunicado.