<p>Uma embarcação de recreio transportando perto de 50 pessoas encalhou e embateu, hoje, sexta-feira, a meio da tarde, na ponte do IC1, no rio Sado, em Alcácer do Sal. Cinco pessoas saltaram para a água e uma está desaparecida.</p>
Corpo do artigo
As operações de busca foram entretanto interrompidas às 21:45, informou o capitão do porto de Setúbal, e vão ser retomadas Às 08.00 da manhã de sábado.
De acordo com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimos, "um dos 50 passageiros da embarcação caiu à água quando esta encalhou e continua por resgatar, decorrendo buscas com recurso ao helicóptero EH101 da Força Aérea".
"Os restantes passageiros já foram transportados para terra, permanecendo dois tripulantes no barco a aguardar que a maré suba para o desencalhar", acrescentou.
Segundo o capitão do porto de Setúbal, comandante Duarte Cantiga, "na sequência da colisão do mastro da embarcação "Pinto Luísa", com a ponte do IC1, cinco pessoas atiraram-se à água". "Quatro pessoas acabaram por conseguir chegar a terra por meios próprios ou recolhidas pela própria embarcação, mas há uma que continua desaparecida", acrescentou.
Duarte Cantiga adiantou à Agência Lusa que neste momento estão a decorrer operações de busca com diversos meios da autoridade marítima, incluindo agentes mergulhadores.
Segundo o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimos, "no local estão também meios da Capitania do Porto de Setúbal e da Protecção Civil".
Fonte da Câmara de Alcácer do Sal adiantou que a embarcação pertence à autarquia e que estava a fazer um passeio organizado pela empresa Rotas do Sal.
Segundo a mesma fonte, o acidente terá ocorrido quando a embarcação se preparava para atracar no cais da Ameira. "Houve um problema e a embarcação em vez de atracar seguiu em frente e acabou por embater na estrutura da ponte do IC1", disse a fonte.