A Rua Comendador Sá Couto, um dos eixos estruturantes de Santa Maria da Feira, será alvo de uma profunda requalificação. O concurso público para a execução da obra já está em curso e representa um investimento municipal superior a três milhões de euros. O prazo de execução previsto é de um ano.
Corpo do artigo
Segundo a autarquia, esta intervenção integra-se num conjunto de obras destinadas a transformar a área central da cidade — desde a zona da Cruz até ao Centro Histórico —, com o objetivo de reforçar a coesão urbana e melhorar a qualidade do espaço público.
A empreitada na Rua Comendador Sá Couto trata-se de uma requalificação de grande escala e com forte impacto urbano, que “redesenhará por completo este eixo viário”. A nova configuração dará primazia à circulação pedonal, à mobilidade suave e à sustentabilidade.
O propósito, destaca o município, presidido por Amadeu Albergaria, é "transformar uma via dominada pelo automóvel num espaço público seguro, convidativo e adaptado aos desafios das cidades do futuro". O projeto contempla o alargamento dos passeios, a criação de atravessamentos pedonais sobrelevados, a reorganização do estacionamento e a redução da faixa de rodagem, promovendo a acalmia do tráfego.
A nova configuração da rua incluirá 104 lugares de estacionamento, dos quais oito serão destinados a pessoas com mobilidade reduzida e três a operações de cargas e descargas. Esta reorganização será articulada com a futura rede de ciclovias e percursos pedonais da cidade.
Do ponto de vista ambiental, a obra pretende reforçar a estrutura ecológica urbana, através do aumento do coberto vegetal, da melhoria das condições de ensombramento e da valorização do corredor verde existente.
A Rua Comendador Sá Couto será, segundo a autarquia, "um espaço inclusivo", com percursos contínuos, seguros e acessíveis, concebido para responder às necessidades de todos: peões, ciclistas, pessoas com mobilidade condicionada, residentes, comerciantes e visitantes.