O renovado Centro de Interpretação Ambiental e da Mineração Romana é inaugurado nesta segunda-feira, em Valongo.
Corpo do artigo
Situado numa das principais entradas do Parque das Serras do Porto, na Rua de Santa Helena, o equipamento tem como objetivo “a promoção e valorização do vasto e valioso património natural, geológico, arqueológico e mineiro existente nas serras de Santa Justa e Pias”.
Ali, os visitantes poderão saber mais sobre aquele que terá sido o maior complexo mineiro subterrâneo de exploração de ouro do período romano. Uma oficina da época, com instrumentos que permitem demonstrar as diferentes práticas e metodologias utilizadas desde a mineração do ouro até à construção de vias e aquedutos, é uma das principais atrações. Mas também será possível “descobrir neste equipamento lúdico-pedagógico os principais habitats existentes nas Serras do Porto e as ameaças que os mesmos enfrentam”, explica a Autarquia.
“É um espaço inovador e imersivo que nos transporta pela história da região desde a formação do planeta até à atualidade, dando destaque à mineração do ouro naquele que, segundo estudos académicos, terá sido o maior complexo mineiro subterrâneo aurífero do período romano”, observa o presidente da Câmara de Valongo e do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto, citado no comunicado municipal. “Quem nos visita poderá usufruir de uma autêntica viagem no tempo para ficar a saber mais sobre a nossa fascinante história. Conhecer e respeitar o nosso passado comum é fundamental para preservar este legado para as gerações futuras”, acrescenta José Manuel Ribeiro.
A renovação do Centro de Interpretação Ambiental e da Mineração Romana representa um investimento de quase 230 mil euros. As obras permitiram ampliar a sala de exposições do edifício e incluíram “a criação de uma área exterior com uma pérgula de ensombramento, maximizando assim o espaço disponível para as atividades educativas e lúdicas no exterior do equipamento”. O centro estará aberto de terça a sexta-feira, entre as 9.30 e as 12.30 horas e entre as 14 e a 17 horas. As sábados, domingos e feriados, funcionará das 9.30 às 13 horas. Às segunda-feiras, estará fechado.