Na Formula Student, alunos universitários de todo o mundo procuram construir o melhor monolugar.
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A Universidade do Minho está a fazer um carro para competir na maior competição mundial de engenharia para estudantes, já em 2023. No primeiro ano, os estudantes de engenharia da academia minhota entram com um protótipo virtual, mas, em 2024, já querem ter um carro a sério. A maior dificuldade é encontrar o financiamento necessário.
Em novembro de 2020, Paulo Leão e Diogo Cunha fundaram a FSUMinho e iniciaram o recrutamento nos diversos departamentos de engenharia. A equipa foi dividida em secções que requerem conhecimentos de diferentes áreas da engenharia: Body (chassis, suspensão, aerodinâmica); ECU (eletrónica, controlo, software); Power train (transmissão, motor); e Management (recursos humanos, comunicação, marketing).
Entre os elementos que receberam o JN, no campus de Azurém, em Guimarães, Paulo Leão, Diogo Cunha e Rodrigo Pereira, atualmente a concluir o mestrado, já não vão estar presentes no momento da primeira prova. "A Formula Student é uma competição só para estudantes de licenciatura e mestrado, por isso, é muito importante preparar a transição, há conhecimento acumulado que vai passando para a geração seguinte", esclarece Diogo Cunha. Gonçalo Fernandes, Diogo Gomes e Maria João Lourenço, alunos do primeiro ano de mestrado, garantem mais um ano e a passagem para os alunos de licenciatura que já vão acompanhando os trabalhos. Atualmente, a FSUMinho é constituída por 32 elementos que vêm das diversas áreas da engenharia, desde a Mecânica, Eletrónica, Polímeros, Informática, passando pela Gestão Industrial.
Maria João lidera uma das áreas mais importantes, "embora seja aquela que tem menos contacto com o carro". A responsável pelo management está encarregue de reunir entre 30 e 40 mil euros, o valor do orçamento anual da equipa. "Já fechamos alguns apoios com interfaces da UMinho, como a TecMinho, e o CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, a Fibrenamics e o PIEP - Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros. Também temos um acordo com a Haas, um fabricante de ferramentas que é proprietário de uma equipa de Fórmula 1", avança. "Estranhamos que a Bosch, que está instalada aqui na UMinho, não tenha mostrado interesse no nosso projeto e surja agora associada à equipa da Universidade do Porto", confessa Diogo Cunha.
CARRO SERÁ ELÉTRICO
Os alunos terão de construir um monolugar para competir com universidades de todo o mundo, em provas organizadas em circuitos bem conhecidos, como Silverstone ou Barcelona. Embora a rapidez, a resistência e a aderência sejam importantes, isso não basta, as equipas são escrutinadas como se fossem um construtor a preparar um carro para produção. A avaliação passa por indicadores como engenharia, design, custo de construção e o plano de negócio. As equipas podem concorrer com um carro virtual (classe 2), com um modelo verdadeiro (classe 1), ou com um monologar movido a energias alternativas (classe 1A). A FSUMinho vai fazer uma primeira participação na classe 2, já com um protótipo elétrico. A passagem por esta categoria tornou-se numa entrada obrigatória no currículo de engenheiros que querem trabalhar no ramo automóvel, equipas como a McLaren ou a DS indicam que só contratam profissionais com este tipo de experiência.
O Técnico leva 21 anos de avanço
O Instituto Superior Técnico (IST) arrancou com o projeto de Fórmula Student, a FST Lisboa, em 2001. Desde essa altura, participou em dezenas de competições e, no total, já construiu dez protótipos diferentes. A equipa tem estado a abrir novos horizontes, em 2010, o FST 05 foi o primeiro carro de corrida elétrico, construído em Portugal, em 2012, foi a primeira a construir um monocoque em fibra de carbono, no país. O último carro dos alunos do IST dispensa o piloto, é completamente autónomo.
Nunca houve tantas equipas
Atualmente, há sete projetos nacionais para a Fórmula Student: Instituto Superior Técnico, Politécnico de Lisboa, Politécnico de Leiria, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto e Universidade do Minho. Estas equipas vão reunir-se, nos dias 25 e 26 de junho, com o objetivo de lançar as bases para um futuro campeonato nacional.