A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vacinou seis dirigentes, num universo de 500 pessoas identificadas como prioritárias para vacinação, esclareceu a instituição.
Corpo do artigo
"A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) torna público que, das 500 pessoas identificadas como prioritárias para vacinação, constam seis dirigentes ativos da instituição. Trata-se de dirigentes que, pelas suas funções, mantêm uma participação diária na instituição, contactam com utentes e gerem colaboradores das áreas das Pessoas Idosas e Saúde (contemplados nesta fase 1 do Plano de Vacinação contra a covid-19)", informa a Misericórdia de Barcelos, num comunicado divulgado esta sexta-feira.
A nota acrescenta ainda que os dirigentes em causa são "pessoas mais suscetíveis ao risco, pela idade que têm ou por comorbilidades associadas".
"Sublinhamos que a vacinação destes seis dirigentes ativos da SCMB (de um total de 26 membros dos órgãos sociais) decorreu sem qualquer prejuízo da vacinação, iniciada a 5 de janeiro, de 500 utentes e colaboradores, em cinco Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Unidade de Cuidados Continuados Integrados", ressalva a instituição.
O comunicado reforça ainda que "todas as pessoas a vacinar integraram listas de prioridade segundo os critérios estabelecidos e foram enviadas previamente às autoridades competentes", esclarecendo que o provedor da instituição não recebeu a vacina uma vez que não é caso prioritário.
"A Misericórdia de Barcelos está naturalmente ao dispor para qualquer questão que possa vir a ser levantada pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde", remata.