<p>Com menos de meio ano de existência, o Parque Urbano da Mealhada está a sofrer com sucessivos actos de vandalismo. Candeeiros partidos, pedras arrancadas e caixotes do lixo atirados ao lago estão entre os estragos, avaliados pela autarquia em cinco mil euros.</p>
Corpo do artigo
Logo à entrada do Parque Urbano, ao lado do parque de estacionamento (em frente à escola) são visíveis buracos, num local onde antes havia plantas. Um funcionário de jardinagem da Câmara Municipal da Mealhada explica ao JN que as plantas foram arrancadas durante o último fim-de-semana. A autarquia estima que mais de 40 loureiros e 20 medronheiros tenham sido desenraizados do local onde se encontravam nas últimas duas semanas.
Postes e bebedouros estragados
Mas os estragos não se ficam por aqui. Segundo os jardineiros da Câmara, a porta da casa do guarda já teve de ser substituída três vezes. Junto ao campo de basquetebol partiram recentemente um poste de luz, e dois bebedores foram estragados. "Assim perdemos o gosto de trabalhar. Hoje fazemos as coisas, amanhã roubam as pedras, roubam as plantas, estragam o que há por aqui, deixa de haver vontade", confessa ao JN Jorge Taveira, jardineiro principal dos serviços de jardinagem da Câmara Municipal da Mealhada. No entender do responsável, o património que está a ser destruído no Parque Urbano não é sua pertença. "As pessoas que fazem isto não nos estão a roubar a nós, estão-se a roubar a eles próprios, porque o parque é de todos os utentes", afirma o jardineiro.
Os actos de vandalismo do Parque Urbano da Mealhada têm acontecido todos nas últimas duas semanas. Para além dos bebedores, os caixotes do lixo também não têm escapado à ira dos larápios. Três caixotes foram arrancados do local onde estão, tendo um deles sido atirado ao lago, onde ainda se encontra. Segundo foi transmitido aos jardineiros autárquicos, cada caixote do parque custa à volta de 900 euros.
Dinheiro dos contribuintes
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, os actos que têm ocorrido no Parque Urbano são de "puro vandalismo" e apela à vigilância dos cidadãos. Alerta ainda que se tratam de actos que custam muito dinheiro à autarquia, dinheiro proveniente dos impostos que, como tal, é de todos os contribuintes do concelho.
O Parque Urbano da Mealhada representa uma área de 14 hectares e foi inaugurado a 12 de Setembro de 2009, tendo significado um investimento autárquico na ordem do 1,8 milhões de euros. Situa-se no centro da Mealhada, próximo do cruzamento para o Luso, local onde anteriormente existiam uns viveiros florestais.
Segundo os responsáveis autárquicos, o parque é muito utilizado por pessoas de dentro e fora do concelho, em especial durante o fim-de-semana.