Bifurcação entre a EN13 e a EN14 com 470 acidentes nos últimos quatro anos. Câmara da Maia diz que separador central da estrada será reforçado.
Corpo do artigo
Está previsto um reforço de sinalização na Via Norte, em particular na zona da bifurcação entre a EN13 e a EN14, cuja reformulação terminou em setembro do ano passado. A iluminação, também em falta, afeta a visibilidade dos condutores que, ao chegar à Maia, mudam bruscamente de direção por não conseguirem perceber com antecedência em que faixa colocar-se para chegar ao seu destino. Mas não são conhecidos planos para instalar luz na via, pelo que o local permanecerá às escuras.
Nos últimos quatro anos, a PSP registou ali 470 sinistros, dos quais 18 relacionados com cedências de passagem (choque lateral de um carro com outro em movimento).
O reforço de sinalização a implementar foi revelado pela Câmara da Maia, em resposta ao JN: "será colocado um novo pórtico de sinalização a reforçar os destinos e um painel lateral com a proibição de circulação de pesados na via da esquerda para aumentar a segurança rodoviária".
A via está inserida no concelho de Matosinhos mas, questionada pelo JN, aquela Autarquia remeteu quaisquer esclarecimentos para a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa, que gere a estrada, não respondeu.
Quanto à luz, o Município da Maia "não tem notícia de implementação de iluminação pública na Via Norte pela IP". Porém, a Câmara diz saber que, além do reforço da sinalização "está também prevista a renovação das guardas de segurança do separador central".
Melhorar segurança
No concelho maiato a estrada também soma problemas, pelo que o Município afirma que tem, ao longo do tempo, "diligenciado para a necessidade de melhorar a sinalização vertical e horizontal, a iluminação pública, bem como o pavimento existente da Via Norte, não só de forma a melhorar a segurança rodoviária, mas também de forma a diminuir a emissão de ruído". Acrescenta ainda que as ações de melhoramento solicitadas têm sido efetuadas pela IP ao longo dos últimos anos.
Entre as melhorias, a Câmara destaca a repavimentação, a manutenção do separador central, o reforço da sinalização horizontal e a melhoria das infraestruturas de drenagem de águas pluviais da plataforma.
Provando reconhecer a "importância da via" para a Maia, bem como para "os concelhos a norte", o Município refere que a reformulação do nó da bifurcação em causa, que foi "executada pela IP" e "permitiu a continuação das duas vias no sentido Maia", foi "decorrente de um anteprojeto elaborado pela Câmara, entretanto enviado à IP".
O objetivo foi o de reduzir as filas de tráfego que se acumulavam no sentido Norte, entre o nó de Leça do Balio e o nó com a EN 13.