Em Viana do Castelo já se vivem os primeiros dias de romaria, numa espécie de aquecimento para os dias fortes da Senhora d'Agonia que se avizinham. Os habitantes locais não escondem o orgulho pela movimentação deste momento na cidade e enfeitam montras comerciais e varandas com motivos alusivos à festa.
Corpo do artigo
Maria do Carmo Martins, de 85 anos, tricotou um manto vermelho em crochê para, durante a romaria d'Agonia, engalanar a varanda de sua casa na Rua Manuel Espregueira, no centro da cidade de Viana do Castelo.
Ponto por ponto escreveu na peça o bordão associado àquela cidade, "Viana é amor", para saudar quem passar à sua porta. Até terça-feira, dia 22, serão muitos milhares, os que vão poder apreciar a sua "obra de arte" e as muitas varandas e janelas de casas, e montras de estabelecimentos comerciais, enfeitadas na cidade em festa. Esta quarta-feira, a VianaFestas, organizadora da romaria, premiará as montras mais bonitas do comércio local [os resultados serão divulgados às 18:30, no Posto de Informação da Romaria d"Agonia, na Praça da República].