A vila de Joane, em Famalicão, vai ter uma nova Unidade de Saúde Familiar. A adjudicação já foi aprovada e, terminada a fase de concurso público, a nova infraestrutura começa a ser construída na rua da Ribeira.
Corpo do artigo
A nova infraestrutura terá uma dezena de gabinetes médicos, espaços dedicados aos cuidados de saúde gerais, enfermagem, gabinetes de cuidado à saúde da mulher e da saúde infantil, área administrativa, área de apoio e salas de espera, instalações sanitárias, entre outros espaços, e vai custar 2,1 milhões de euros. A edificação vai prolongar-se durante cerca de um ano e meio.
“É um projeto que reivindicávamos há muito tempo e que queremos concretizar rapidamente e é mais um passo na melhoria dos equipamentos de saúde do concelho que vai garantir uma resposta eficaz às necessidades da população na prestação de cuidados de saúde", nota Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão.
A construção da nova unidade de saúde resulta de um conjunto de contratos-programa celebrados pelo município famalicense com a Administração Regional de Saúde do Norte que serviram de base para a apresentação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a construção e apetrechamento de equipamentos de cuidados de saúde primários. Recentemente foi também adjudicada a construção da nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário.