A câmara de Vila Real apresentou, este sábado, um guia para ajudar a conhecer a história, cultura, lazer e biodiversidade das 20 freguesias.
Corpo do artigo
Nem todos são miradouros construídos e imponentes. A maioria são naturais, mas permitem apreciar aspetos singulares na paisagem que a vista alcança. São os Miradouros de Vila Real para a história, cultura, lazer e biodiversidade das 20 freguesias do concelho. Foi apresentado, este sábado, na véspera do Dia Mundial da Conservação da Natureza, que hoje se celebra.
Mafalda Vaz de Carvalho, chefe de Divisão de Ambiente na Câmara Municipal de Vila Real, explica que foi lançado um desafio aos presidentes de junta do concelho para que identificassem um local que devia "simbolizar o património paisagístico ou cultural de cada uma das freguesias". Todos aderiram. "São eles que conhecem a realidade e têm todo o interesse em que se valorize o seu espaço e as atividades económicas, culturais e sociais que se desenvolvem no seu território", aduz o vereador Carlos Silva.
O resultado é uma rota de miradouros "naturais, construídos, urbanos, rurais e religiosos", cujo guia, agora apresentado, "pretende ser um auxiliar para quem visita o concelho", realça Mafalda Vaz de Carvalho, já que permite "alargar a agenda e conhecer melhor o território". E também serve para os vila-realenses que tenham menor conhecimento da área que os envolve.
Carlos Silva reforça que o conjunto de miradouros faz parte do compromisso do município com a "valorização da biodiversidade". Além disso, a rede pode ajudar a dinamizar a economia local, dado que "há cada vez mais gente à escala global a procurar espaços como estes", próximos da natureza.
O Miradouro da Fraga Alta, em Vila Marim, é o mais imponente e ainda está em construção. "É um bocadinho futurista, define Mafalda Vaz de Carvalho. Além disso, o formato da fraga permite várias interpretações e mesmo personificações, ora parecendo uma imagem de mãe e filha, ora a de dois namorados que se abraçam.
Sandra Marcelino, presidente da Junta de Vila Marim, considera que o miradouro em construção vai ser "uma mais-valia para todo o território" e ainda vai enriquecer uma freguesia que já é "uma privilegiada" por ser "um miradouro a céu aberto". Porém, o novo espaço vai ser "complementar a tudo resto" com uma visão "sublime" para a cidade de Vila Real.
O projeto que deu origem ao Guia dos Miradouros custou 79 mil euros, financiados no âmbito de uma candidatura ao quadro comunitário Norte 2020.
Saber mais
Percursos pedestres
Os 20 miradouros são um complemento aos 11 percursos pedestres de que Vila Real dispõe desde 2014 e que têm vindo a ser melhorados para que quem os usa possa percorrê-los de forma segura e informada.
Paisagem diversa
Os 20 miradouros permitem contemplar paisagens muito diferentes, desde a comunhão entre o edificado citadino com as escarpas do rio Corgo até às vinhas do Douro e ao quotidiano da vida na Serra do Alvão.