Ao fim de 30 anos, um presidente da República voltou, ontem, a Vale de Cambra. Cavaco Silva considerou um “acto de justiça” a homenagem que a Câmara prestou ao falecido comendador Álvaro Pinto Leite ao inscrever na sua toponimia o nome do empresário.
Corpo do artigo
“Além de um acto de justiça, é um gesto de pedagogia cívica”, considerou o presidente da República, Cavaco Silva, na homenagem que Vale de Cambra prestou, ao fim da tarde de ontem, ao inaugurar a Praça Comendador Álvaro Pinto Leite, na zona central da cidade.
Cavaco Silva, que presidiu à cerimónia da inauguração da praça, ao fim da tarde de ontem, recebeu das mãos do presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos, as chaves da cidade, que convidaria o presidente da República a estar presente na inauguração do Parque Urbano da Cidade, uma intervenção urbanística numa área superior a 40 hectares. O presidente da República lembrou que o comendador Álvaro Pinto Leite, para além de um empresário de sucesso, “foi um cidadão e homem de causas”.
Para o presidente da Câmara de Vale de Cambra - que recordou que a última visita oficial de um presidente da República ao município ocorreu há 30 anos - a figura do comendador Álvaro Pinto Leite - que em Maio passado recebeu, a titulo póstumo, a medalha de ouro de cidadão honorário - “foi um homem bom que ajudou, de múltiplas formas, a fazer um pouco daquilo que Vale de Cambra hoje é”.
“Queremos guardá-lo como exemplo da capacidade de iniciativa de todos os nossos agentes económicos, do esforços dos nossos trabalhadores, da coragem dos nossos dirigentes associativos de que também fez parte”, disse o presidente da autarquia valecambrense.
O presidente da Assembleia Municipal, Manuel Augusto Carvalho, considerou Vale de Cambra “uma lição”. “Perante a crise que o país enfrenta, este município é um exemplo, pela sua capacidade de trabalho e de criação de riqueza, contribuindo de forma significativa para o PIB nacional”, disse, não deixando de lembrar a necessidade de diminuir os custos da interioridade.
Na cerimónia estiveram presentes diversos autarcas vizinhos, nomeadamente, de Oliveira de Azeméis.