Marca de Ílhavo triplicou vendas desde que foi adquirida pela Visabeira. Exporta 75% da produção.
Corpo do artigo
A Vista Alegre (VA), que assinalou esta sexta-feira, com uma cerimónia, os 200 anos da sua fundação, é hoje um “player global”, que vende 75% da produção para países como Brasil, Estados Unidos , Espanha, Alemanha e França, destacou Nuno Marques, presidente do concelho de administração da VA e do grupo Visabeira, que em 2009 adquiriu a maioria do capital social da marca fundada em Ílhavo. Na altura a empresa enfrentava um “ciclo vicioso de destruição de valor”, mas conseguiu dar a volta. Desde que o grupo adquiriu a VA, “conseguimos triplicar as venda globais”, deixando para trás “resultados fortemente negativos” e estando atualmente numa “situação financeira robusta”.
Teodorico Pais, administrador da VA, recordou como no âmbito do processo de recuperação da VA, foi reabilitado o bairro social da fábrica. Hoje é um complexo turístico com valências comerciais, culturais e uma unidade hoteleira de cinco estrelas. Houve modernização tecnológica e investimento, que possibilitaram a valorização da marca e a sua internacionalização.
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro e de Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura, mostrou-se satisfeito por esta celebração se cruzar com os 200 anos da VA. E João Campolargo, presidente da Câmara de ílhavo, destacou como a marca teve e continua a ter impacto na região, fomentando desenvolvimento económico e turístico.
A cerimónia de hoje, que abriu formalmente as comemorações dos 200 anos da Vista Alegre, começou com um vídeo que permitiu acompanhar a produção da primeira peça de 2024, um prato que ficará simbolicamente no museu. Até 2025, explicou o administrador Nuno Barra, estão previstas diversas ações, que incluem o lançamento de novas peças, uma coleção de têxtil de mesa, outra de mobiliário, o lançamento de um livro sobre a história dos 200 anos, entre muitas outras.
Para amanhã está prevista a apresentação do prato no foyer do museu, a partir das 15 horas, seguida de visita guiada à unidade museológica. Pelas 17 horas é inaugurada a exposição “Amor”, de Sónia Travassos, na sala de exposições temporárias do museu.