O mau tempo que esta terça-feira afeta os Açores obrigou ao cancelamento de diversos voos entre ilhas do arquipélago, fazendo com que cerca de 200 passageiros ficassem em terra.
Corpo do artigo
Segundo António Portugal, da SATA, as ligações Terceira-São Jorge-Terceira foram canceladas, afetando 58 passageiros, que "estão protegidos" para um voo que se realiza na quarta-feira.
"Embora esteja previsto mais um voo para hoje para São Jorge, não é possível acomodar os passageiros, pelo que terão viagem num voo extra na quarta-feira", explicou o responsável.
António Portugal adiantou que também a operação Terceira-Pico-Terceira foi cancelada, estando os 78 passageiros protegidos hoje via Horta, na ilha do Faial, fazendo depois a ligação ao Pico através de lancha.
Também os voos Terceira-Graciosa-Terceira não se realizaram, sendo que os 58 passageiros estão protegidos para viagens na quarta-feira.
"Estes cancelamentos devem-se ao mau tempo nas ilhas do Pico, São Jorge e Graciosa", declarou o porta-voz, adiantando que toda a restante operação da transportadora aérea açoriana "decorre normalmente", quer da Azores Air Lines, que assegura as ligações para o exterior do arquipélago, quer da SATA Air Açores, responsável pelas operações entre ilhas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima.
No grupo oriental, ilhas de Santa Maria e São Miguel, o aviso para chuva vigora entre as 17 horas desta terça-feira e as 5 horas de quarta-feira (mais uma hora em Portugal continental).
Já nas ilhas da Graciosa, Pico, Faial, Terceira e São Jorge, do grupo central, o aviso amarelo estende-se, além da chuva, ao vento ao longo do dia de hoje.
O IPMA colocou também o grupo ocidental, as ilhas das Flores e Corvo, com o mesmo aviso, para vento, chuva, que pode ser por vezes forte, e agitação marítima, até à madrugada de quarta-feira.