São nove concertos, uma conferência, um curso de música sacra e um encontro de coros paroquiais.
Corpo do artigo
Vai ser assim, este ano, a 19.ª edição do Ciclo de Música Sacra. Começa no sábado e prolonga-se até ao dia 25 de maio, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim. Todos os concertos têm entrada livre.
O festival arranca no sábado com o concerto “A música na celebração da Paixão e Ressurreição do Senhor”, às 21.30 horas, do Laetare Ensemble.
No domingo, às 17 horas, é a vez da conferência “A Música Sacra nas Grandes Celebrações”, por João Duque, professor da Universidade Católica de Braga.
A 3 de maio, às 21.30 horas, sobe ao palco o Introitus Ensemble Vocal (Lisboa) com “Ave Maris Stella”, seguindo-se “A Frescuta Sagrada no Canto Juvenil”, com a participação dos coros Pequenos Cantores de Pevidém, Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos, Infanto-juvenil de Beiriz e Pequenos Cantores de Rates. No dia seguinte, às 17 horas, juntam-se em palco o Vox Luminis e Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Beiriz.
No fim de semana seguinte, dia 10 de maio à tarde, há um curso para salmistas e acompanhadores e, à noite, a partir das 21.30 horas, um encontro de coros paroquiais do arciprestado Póvoa de Varzim/Vila do Conde. No dia seguinte, às 17 horas, há um espetáculo conjunto do Coro e Orquestra do Distrito de Braga.
A 17 e 18 de maio, mais dois concertos: João Santos (Órgue – Célesta), no sábado, às 21.30 horas e o Ensemble Corde Voce, no domingo, às 17 horas.
O Ciclo de Música Sacra encerra com os últimos dois concertos: dia 24 de maio, às 21.30 horas, com o organista Rafael Madanços e, dia 25, às 17 horas, o Coral Ensaio da Póvoa de Varzim, acompanhado pelo Ensemble Instrumental PróMúsica, sob a direção de Tiago Carriço.
O festival é organizado pela Melodiartes – Associação Musical e Cultural de Rates e, todos os anos, arrasta centenas de pessoas à pequena freguesia poveira.