A Yasaki Saltano de Ovar fez chegar aos trabalhadores que, há cerca de um mês, foram dispensados pela multinacional japonesa, emails com um acordo de indemnização acima do previsto na lei. Têm uma semana para responder.
Corpo do artigo
Segundo apurou o JN, em causa estão duas situações distintas. Os trabalhadores mais antigos recebem um mês de salário por cada ano de trabalho até 2012, altura em que a lei mudou. Daí para a frente, receberão 25 dias por cada ano em que estiveram na empresa. Os trabalhadores que ingressaram depois de 2012, receberão igualmente 25 dias por cada ano.
Inclinados a aceitar
No entanto, se mais de cinco trabalhadores recusarem, a majoração [a lei atual prevê apenas 14 dias de salário por ano de trabalho] desce para 20 dias. A resposta tem de ser dada até dia 23, sob pena de receberem apenas o previsto na lei, ou seja, os 14 dias. Para quem aceitar, o vínculo laboral termina dia 30.
Justino Pereira, coordenador Centro-Norte do SITE - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente, diz que “a empresa podia ter ido mais além”. Uma trabalhadora adiantou, no entanto, que “a maioria está inclinada para aceitar”, por ter “receio de receber apenas o que é de lei”, que é "pouco".
De acordo com o SITE, inicialmente a dispensa abrangeu 364 trabalhadores, mas o acordo abarca 'apenas' 307, uma vez que 57 foram ‘resgatados’ e vão, afinal, manter o posto de trabalho.