
Foto: AFP
A estrela de Hollywood, Angelina Jolie, visitou, esta sexta-feira, o lado egípcio da passagem fronteiriça de Rafah, que liga este país à Faixa de Gaza.
A atriz fez a visita para mostrar o seu apoio à população do enclave palestiniano, há dois anos em guerra com Israel depois de um ataque do movimento islamista Hamas em outubro de 2023.
A ex-enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), que compareceu acompanhada de uma delegação americana, conversou com membros do Crescente Vermelho e com motoristas de camiões humanitários.

Segundo a impresa local, Angelina Jolie participou na visita para examinar as condições dos palestinianos feridos procedentes da Faixa de Gaza, assim como o envio de ajuda humanitária ao enclave sitiado.
Até o momento, nem a atriz nem as autoridades se pronunciaram oficialmente sobre a visita.

Angelina Jolie, um dos rostos mais emblemáticos de Hollywood, renunciou ao cargo de enviada especial da ACNUR no final de 2022, após mais de 20 anos de serviço, afirmando que queria "trabalhar de outra forma" e em questões humanitárias mais amplas. Ao longo dos anos, realizou mais de 60 missões no terreno, colocando a sua fama e capacidade de atrair a imprensa ao serviço da causa dos refugiados.
A reabertura da passagem de Rafah, prevista no plano de paz para o território palestiniano e há muito tempo reivindicada pela ONU e pela comunidade humanitária, não foi autorizada por Israel desde a entrada em vigor do cessar-fogo em Gaza em 10 de outubro.
